25 de abril de 2024


Araçatuba participa de pesquisa sobre contaminação por Covid-19

0



A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), informa que, de 30 de setembro a 3 de outubro, profissionais do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) estarão em Araçatuba para fazer a pesquisa EPICOVID-19 SP: Evolução da Infecção por Covid-19 em São Paulo.

A pesquisa está sendo realizada para levantar o número de casos de infecção por Covid-19 no estado de São Paulo e para entender quais são os grupos profissionais mais expostos na pandemia, as novas variantes do coronavírus e também aspectos da vacinação. Os resultados vão orientar a atuação do MPT em inquéritos e o desenvolvimento de políticas de Vigilância Sanitária, inclusive para futuras pandemias.

Esse é um estudo coordenado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), MPT (Ministério Público do Trabalho em Campinas), UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e aplicado pelo Ipec. 

COMO FUNCIONA

Os profissionais farão visitas em várias casas do município. As casas que recebem as visitas são selecionadas seguindo critérios estatísticos. O morador que vai participar do estudo é sorteado e deve assinar um termo de consentimento.

Será feito um teste a partir da coleta da amostra de três gotas de sangue da ponta do dedo em uma tira de papel filtro. Esta amostra será enviada para o laboratório da UNICAMP realizar os procedimentos de testagem. 

Em todo o estado de São Paulo, serão visitadas 5.500 casas em 11 municípios. Os resultados não saem na hora. Eles serão fornecidos pela UNICAMP aos participantes através de mensagem de texto ou contato telefônico. Por isso, é muito importante que o participante informe corretamente seus dados para contato.

É importante ressaltar que os profissionais desse estudo estarão devidamente identificados e em cumprimento com as normas de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *