18 de abril de 2024


Projeto Floresta Urbana é implantado em Guararapes

0



Departamento de Engenharia e Saneamento Básico, por meio da engenheira ambiental, Jéssica Oliveira, realizou a implantação do projeto “Piloto de Floresta Urbana”.

A iniciativa atende uma das diretivas de arborização urbana propostas pelo Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Foram plantadas mais de 30 mudas de diferentes espécies, entre elas a ipês (branco, roxo e amarelo) pata de vaca, samambaia, cassia java, cassia lanfotera, jacarandá, mimoso, flamboyant, pau formiga, etc.

Confira as vagas de emprego para Araçatuba e região

Os locais escolhidos foram as ruas Gordiano Pessoa e Aymorés, no Bairro Francisco Antoniolli, onde atualmente contam com 83 acácias amarelas, que foram implantadas na ciclovia, logo após o local ter recebido a pavimentação asfáltica. No total serão 113 espécies entre as duas ruas que, futuramente, formaram um “túnel de árvores”.

A intenção da implementação de uma Floresta Urbana é melhorar a arborização na cidade, além de aumentar a conscientização da população quanto a responsabilidade pela preservação do Meio Ambiente.
Além disso, morar próximo às áreas bem arborizadas na forma de uma floresta pode trazer benefícios à saúde em vários aspectos. A arborização é apontada como fator inibidor do risco dos danos à pele, aos olhos e ao sistema imunológico, prevenindo alguns tipos de tumor de pele derivado da exposição excessiva aos raios solares e à radiação ultravioleta.

Outra razão de se incrementar a quantidade de árvores nas cidades é a redução do calor exalado de concretos, asfaltos e áreas edificadas.

Além desses fatores de importância local, soma-se o fato de as árvores serem grandes reservatórios de carbono, assim, essa “massa vegetal” pode absorver uma grande quantidade de CO2 favorecer o bioclima da região e contribuir na redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *