Banner topo

header ads

Anestesia: aumento dos padrões de qualidade torna o procedimento cada vez mais seguro

Dr. Paulo Sérgio Serzedo, Diretor Científico da CARP – Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto


Hoje não há mais motivo para ter medo de anestesia. O procedimento passou a contar com técnicas modernas e rigorosos protocolos de qualidade e segurança, permitindo ao médico anestesiologista minimizar ao máximo os riscos de acidentes anestésicos. As empresas de anestesiologia passaram a investir em protocolos de excelência para garantir ainda mais segurança e conforto ao paciente. Um exemplo no interior de São Paulo é a CARP – Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto – que investe constantemente no aprimoramento de seus processos de gestão e gerenciamento de riscos para proporcionar mais segurança e melhoria na qualidade do atendimento prestado. A clínica tem o compromisso com o alto padrão do serviço de anestesia. 

Mas, o que é anestesia?  

A anestesia é o processo de eliminar a dor, podendo ou não retirar a consciência e dar relaxamento muscular, com o objetivo de trazer conforto ao paciente durante exames e procedimentos cirúrgicos que possam gerar incômodo ou ansiedade. Além do bloqueio da dor, ela é utilizada para bloquear a musculatura do paciente, impedindo que ele se movimente durante a cirurgia. Ela também provoca amnésia para que o paciente não se lembre da cirurgia em si. A anestesia pode ter ação local, regional ou geral. 

Um dos momentos mais importantes antes de uma cirurgia é a avaliação pré-anestésica , realizada em consulta clínica. O contato humaniza a relação médico X paciente e permite colher informações valiosas para a definição da melhor técnica anestésica a ser empregada, precauções a serem tomadas, histórico do paciente, uso de medicações, doenças pré-existentes etc. Essa avaliação prévia é fundamental para minimizar os riscos, esclarecer as dúvidas e passar as orientações para que todo o processo ocorra com sucesso. 

Segundo o Dr. Paulo Sérgio Serzedo, Diretor Científico da CARP – Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto -, os procedimentos cirúrgicos e a anestesia vêm avançando em suas técnicas e melhorando seus resultados, com grande evolução nas últimas décadas. “Hoje, através da tecnologia e dos métodos atuais, conseguimos garantir a segurança necessária em todo e qualquer procedimento. Além disso, protocolos internacionais de segurança contribuem para um serviço de excelência em anestesiologia”, realça Dr. Paulo.  Vale destacar ainda que em 2020, a clínica iniciou o processo de certificação internacional Qmentum para a excelência no atendimento prestado. 

O Serviço de Anestesiologia foi fundado em 1957 pelos médicos Benedicto Ignácio Barbosa, Manoel Emboaba da Costa Neto, Maria Octavia Pichioni Villa e Sérgio Neves Zuccolotto. Em 1987, tornou-se Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto (CARP), integrando-se a outros hospitais parceiros, além da Santa Casa. A CARP se destaca entre os 130 CETs (Centro de Ensino e Treinamento) de todo o Brasil, ficando entre os 16 melhores centros de ensino do país, proporcionando muita qualidade aos médicos que se formam no curso de Especialização e Residência Médica. São três anos de curso para o médico residente obter o TEA - Título de Especialista em Anestesiologia pela SBA - Sociedade Brasileira de Anestesiologia e AMB - Associação Médica Brasileira.  

A CARP possui duas unidades em Ribeirão Preto, uma no Centro Empresarial New Century, que fica na Avenida Presidente Vargas, 2001, e no Centro Médico do RibeirãoShopping.

Mais informações: https://carp.com.br/ 

Postar um comentário

0 Comentários