26 de abril de 2024


Aposentados mantém terrenos limpos e dão exemplo de cidadania

0



Valdecir Panini mantém um terreno limpo, onde seria uma praça na Rua Peru

Por Carlos Alberto Tilim

Num mundo cheio de maldades, ainda existem muitos seres humanos com bom coração e que dão exemplo de cidadania. São os casos de três aposentados que cuidam de terrenos baldios e ainda doam o que produzem para as famílias mais necessitadas.

Entre eles está Osvaldo Dias, 72 anos, que mantém um terreno limpo na rua Padre Francisco Sersen, no Jardim Guanabara. Além do terreno limpo, ele planta mandioca, mamão, erva cidreira, caju e outras plantas que são doadas para famílias. “A gente faz por hobby, é gostoso ver o terreno limpo e a produção”, comenta Osvaldo. “E o que a gente produz, um pouco a gente consome e a outra parte eu doou para os amigos”, completa. Ele só lamenta de não ter água para aguar as plantas e aproveita a praça do Guanabara para isso. “Se a prefeitura colocasse uma torneira aqui ficaria mais fácil”, diz.



O terreno no Guanabara possuí várias plantações, inclusive erva-cidreira 



Osvaldo Dias mostra o pé de mamão carregado em terreno que cuida no Guanabara



Quem também cuida de um terreno como se fosse sua casa é o aposentado Antônio Celso Mioto. O terreno fica na rua Peru e pertence a uma igreja. Ele apelidou o local de “Fazenda Cajueiro”, e passa quase todo o dia por lá. O apelido é por causa de um pé de caju que existe no terreno. “Aqui a gente planta de tudo e a produção vai para o meu consumo e dos amigos”, revela. Ele planta mandioca, mamão, beringela, erva-cidreira e ainda muitas verduras. O local é cuidado como se fosse sua casa. “Aqui é muito gostoso e faço até comida por aqui”, comenta Antônio. Seu amigo, Nilson Sechim, também aposentado, sempre está no local. “Passamos horas agradáveis por aqui e é muito agradavel”, diz.



Antônio Mioto mantém um terreno limpo na rua Peru 




O local está sempre limpo e tem plantação de mandioca




Antônio e o amigo Nilson passam o dia na Fazenda Cajoeiro 




PRAÇA

Quem também cuida de um espaço que seria uma praça é o aposentado Valdecir Panini. Ele limpa o local, que fica na rua Peru e, também planta mandioca, frutas e verduras. No momento, existe um pé de amora que está lotado da fruta. “O pessoal passa por aqui e chupa a fruta e isso é muito bom”, diz Panini, que cuida do terreno por hobby. “Adoro carpir e sempre gostei de fazer isso, porque me lembra o tempo que morei na Água Limpa”, comenta Panini.

Além de flores, ele planta mandioca, goiaba, jaca, limão, coloral, boldo e muitas outras frutas.



O local está sempre limpo, com plantas e frutas
















Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *