24 de abril de 2024


Coluna “Cornéta Tilim” Por Carlos Alberto Tilim

0




Por Carlos Alberto Tilim


PELOSI E VICENTE

Acho que uma das qualidades do ser humano é gratidão. Reconhecer aquilo que os outros já fizeram pela gente é muito gostoso, pelo menos é assim que me sinto e faço. E mexendo nos arquivos encontro essa foto que tem mais de 20 anos. Três pessoas que foram importantes em minha vida profissional. O primeiro é Pedro Pelosi, que ainda vive aos 90 anos em Sorocaba, e Vicente de Paulo (o terceiro), que já nos deixou. Eles, através das Rádios Cultura e Difusora, me deram a maior força nos meus campeonatos. No meio está Luiz Carlos de Souza e Silva, o popular Luizão, do Bar do Luizão, com seu netinho Gustavo. Luizão é outro que sempre me apoiou tanto nos campeonatos e em vários acontecimentos em minha vida e devo muito a ele e a esposa Dona Ana. São pessoas magnânimas, que entram no coração da gente e nunca mais saem. Que Deus abençõe sempre. Essa foto foi em seu bar há mais de 20 anos. Recordar é viver.



Pedro Pelosi, Luiz Carlos com seu neto Gustavo, Tilim e Vicente de Paulo (em memória)





ORGANIZAÇÃO

E olhem o que ganhei do meu amigo Toinho, da Rádio Cultura. Pelosi mudou e deixou em seus arquivos este belo e organizado livro com os jogos da AEA de 1987 a 1991. Foram momentos de turbulência na nossa AEA. Todos os jogos com a ficha técnica e tudo muito feitinho. Um trabalho digno de elogios. Quem lembrava, por exemplo, que em 26 de junho de 1989, AEA e Guararapes empataram por 1 a 1 no Adhemarzão pela segunda divisão? Olha a ficha técnica do jogo aí. O jogo de volta em Guararapes não ocorreu por causa de um temporal. A coluna vai explorar bem este livrinho e contar algumas partidas. 





Fichas técnicas que Pedro Pelosi usava em jogos da AEA




TOINHO E MÁRCIO

A dupla da foto abaixo é Toinho e Márcio, que trabalham há anos na Cultura e já viraram patrimônio de Nivaldo Quessa. Tive o prazer de visitar os dois. Toinho manja e sabe tudo na técnica e dentro do rádio. Márcio tem uma das mais belas fotos do Rádio do Interior e é de Osvaldo Cruz. Dois gente boas. 



Márcio e Toínho: patrimônios da Rádio Cultura




FERRINHO

Se a cidade de Araçatuba já tem poucas opções de lazer, o prefeito Dilador Borges parece não gostar mesmo de futebol e não tá nem aí com os esportistas. Já está aprovado na Câmara projeto para a construção do novo  terminal rodoviário na área onde é hoje o Campo do Ferrinho. Infelizmente parece que a situação é irreversível e a diretoria do Ferroviário tenta ainda reverter a situação. Uma vergonha e uma falta de respeito com os esportistas da cidade. E cadê os vereadores que nada fizeram para impedir isso? Mas como a maioria é pau mandado de Dilador, não vai fazer nada com certeza. O prefeito poderia ter ido na final do Campeonato no domingo e assim iria confirmar o tanto de pessoas. Lotado. Acorda, Dilador Borges. Seja coerente. Já não faz muita coisa de bom e ainda quer acabar com o que tem?




ESTRELAS DO MAEL

No último sábado, no Esquinão do Panini, tive o prazer de encontrar dois grandes amigos que foram estrelas que brilharam na Chácara do Mael. André Popão, que foi um dos maiores zagueiros de vários times da chácara e Careca Panini, que foi artilheiro do time super campeão do Panini. Batemos um belo papo também com Valdecir Panini, dono do Esquinão e que era presidente do Panini campeão da época. Parabéns a todos. Gente boa, gente nossa. 



André e Careca, ex-craques dos campeonatos do Mael




ACEA

Se existir um campeonato simples, mas organizado, é o Interno de Futsal da Acea. O meu amigo Benante é quem controla tudo e manda resultados e fotos tudo certinho. Na próxima quarta-feira acontece a semifinal e você não pode perder. Vale a pena conferir. E Benante avisa que estão abertas as inscrições para os torneios menores da LAFS. É só procurar a entidade na rua Coelho Neto anexo ao estádio.  




FESTA DAS CRIANÇAS

Para finalizar quero agradecer a todos que colaboraram para a realização da Festa das Crianças. O evento foi realizado no dia 12 de outubro, no campo do Guanabara e foi sucesso total. Agradecer aos times Veta da AEA e América pelo amistoso que engrandeceu o evento. Obrigado aqueles que vestiram a camisa e estiveram ao meu lado. Falhas e críticas sempre terão, faz parte porque ninguém é perfeito. Mas o importante é falar e fazer. Regaçar as mangas e ter a coragem de encarar o evento, meter a cara e estar preparado para os problemas. Desta vez deu tudo certo, a próxima?…não sei se terá outra. A realização pessoal é imensa, mas prá chegar até ela é duro demais. Exige muita disposição e o caminho é cheio de espinhos. Mas valeu gente, de coração. Falei e fiz. Espero que outros falem, mas façam também.

Aceite críticas daqueles que te ajudaram, porque aqueles que não te ajuda, não terá capacidade para te criticar. Rui Barbosa.








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *